Você já ouviu falar de Espártaco (Spartacus, em latim) ? Não? Pois fique sabendo que esse homem foi capaz de deixar os romanos de cabelos em pé!
Espártaco foi um escravo que desafiou o exército romano, venceu diversas batalhas e tornou-se respeitado
e temido por um dos maiores impérios que já existiu.
Treinado para se apresentar nos espetáculos de arena, em que gladiadores lutavam até a morte, Espártaco armou uma fuga e passou a liderar um grupo de pouco mais de cem homens.
Imagem retirada do livro Espártaco e seus gloriosos gladiadores, de Toby Brown. |
Assim que teve notícia do levante, o governo romano logo providenciou a organização de tropas que abafassem o episódio. Contudo, ao contrário do que se esperava, Espártaco e seus demais companheiros conseguiram vencer as temidas forças do exército romano. A notícia logo incitou outros escravos a se juntarem ao bando de Espártaco. Em pouco tempo, os revoltosos tinham à sua disposição a força de quase 120 mil cativos que se aliaram à causa do heroico gladiador.
Durante três anos, Espártaco comandou a rebelião que abalou Roma. O governo romano incubiu Marco Licínio Crasso da responsabilidade de por fim à rebelião e seu líder. Após perder várias batalhas, finalmente, Spartacus e seus homens foram derrotados.
Dois mil anos depois da sua morte, seu nome inspirou filmes e livros pelo mundo.
Para saber mais sobre Espártaco e sua luta contra os romanos, clique aqui.
Você também pode assistir o vídeo produzido pelo National Geographic Channel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário