quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Galeria da História - A Ilíada e a Odisséia

Aqui vocês podem ver os trabalhos realizados sobre a Ilíada e a Odisséia dos seus colegas de turma como também das outras turmas do 6º ano.
 
Parabéns a todos os alunos pela dedicação e criatividade !!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dica de leitura: A Odisséia em várias versões

"Eis a história de um homem que jamais se deixou vencer".

Homero
A Odisséia - Livro I
 
Assim como a Ilíada, a obra Odisséia é um dos principais épicos da Grécia Antiga, atribuído ao poeta Homero.
A heróica aventura do herói grego Ulisses pode ser encontrada em edições também voltadas para o público jovem. Se você quiser conhecer mais a fundo essa fantástica história, já sabe: é só procurar a biblioteca pública do seu bairro e viajar numa história repleta de aventuras, deuses e seres mitológicos.
 
 
A Odisséia
Adaptação: Federico Villalobos
Ilustrações: Jorge Gonzales – Editora SM
Adaptação para os quadrinhos de célebres episódios do retorno de Ulisses a Ítaca, após a vitória sobre os troianos. O jovem leitor acompanhará a passagem dos argivos pela ilha dos lotófagos, os embates com o ciclope Polifemo e a feiticeira Circe, o doce repouso de Ulisses nos braços da ninfa Calipso e o reencontro com a fiel esposa Penélope, assediada por inúmeros pretendentes. Uma pequena amostra do clássico homérico, em linguagem acessível ao jovem leitor.

Odisséia
Autor: Ana Maria Machado – Editora Ática

 


 

 
Após lutar durante dez anos na Guerra de Tróia, Ulisses, rei de Ítaca, inicia seu longo percurso de volta para casa. Junto de seus companheiros, o herói desvia-se da rota inicial e vive aventuras extraordinárias, enfrentando sérios perigos, como o ciclope Polifemo, a feiticeira Circe e as sereias, com seu canto fatal.

Ruth Rocha conta Odisséia
Autor: Ruth Rocha – Editora Cia das Letrinhas

 
Referência na literatura infantil e juvenil, Ruth Rocha apresenta a 'Odisséia', mantendo-se fiel ao clássico grego e, simultaneamente, imprime ao texto um tom pessoal. Tal como a 'Ilíada', a 'Odisséia' é atribuída a Homero, poeta que não sabe se existiu de fato. O tema é a volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, depois de ter participado da guerra de Tróia. O nome 'Odisséia' deriva do nome grego de Ulisses - Odisseu. Durante sua longa viagem de retorno, o herói vive aventuras extraordinárias. Os leitores também vão conhecer Penélope, a mulher de Ulisses. Para não ser obrigada a se casar de novo - pois, ao contrário de todos, não acreditava que seu marido estivesse morto -, ela anuncia que só se casará novamente quando terminar de tecer a mortalha do pai de Ulisses, Laertes. Com esta versão da 'Odisséia', Ruth Rocha introduz os leitores jovens a uma obra que está na origem da literatura ocidental.

domingo, 26 de agosto de 2012

A Odisséia


A obra Odisséia, um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga atribuído ao poeta Homero, foi composta provavelmente após a Ilíada. O título do poema deriva do nome do principal personagem, Odisseu, herói grego mais conhecido por nós pelo seu nome romano, Ulisses. Assim como a Ilíada, a Odisséia baseia-se numa longa tradição oral e assumiu a forma escrita muito tempo depois.
 
 
 Enquanto a Ilíada é a história de uma guerra, a Odisséia é a história de uma viagem fantástica. Relata o retorno de Ulisses, rei de Ítaca, após a Guerra de Tróia. Durante dez anos, ele tenta voltar à sua terra natal onde o esperam sua esposa Penélope, seu filho Telêmaco e seu pai Laerte.
 
 
 A história está dividida em três tempos principais: situação de Penélope e Telémaco em Ítaca e a viagem de Telémaco em busca de notícias de seu pai;  a chegada de Ulisses ao país dos Feaces, onde narra as suas aventuras e o regresso de Ulisses a Ítaca e morte dos pretendentes.

Odisseu e os pretendentes

Algumas aventuras de Ulisses durante seu retorno à Ítaca relatadas na obra:

  • A abertura, pelos marinheiros, de um saco recebido por Ulisses do deus do vento Éolo, que leva a nau para lugares mais distantes

Deus Éolo

  • A estadia na ilha da feiticeira Circe que transforma os marinheiros em porcos
A Feiticeira Circe

  • O aprisionamento de Ulisses e seus homens pelo ciclope Polifemo e a estratégia para sair da caverna
Odisseu e o ciclope Polifemo
  • A passagem da nau pela ilha das sereias e a estratégia de Ulisses para escapar dos seus encantos
Odisseu e as sereias

Todos esses acontecimentos destacam a maior característica desse herói grego: a astúcia.

 Você pode conhecer um pouco mais da aventura de Ulisses assistindo o vídeo da série Confronto dos deuses produzido pelo History Channel.

 
Confronto dos deuses – Ulisses, A vingança do Guerreiro
 
Parte 1
 
 

Parte 2


Parte 3

Dica de leitura: A Ilíada em várias versões

"Canta, ó Musa, a ira de Aquiles,
filho de Peleu,
que tantos males trouxe às hostes dos aqueus".
 Homero
A Ilíada - Livro I
 
A Ilíada é considerada a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial. Originalmente escrita em forma de poesia, é constituída por 15.693 versos.

Hoje em dia, temos versões da obra na forma de narrativa e o mais legal: com uma linguagem voltada para o público infanto-juvenil. Tem até versões escritas na forma de história em quadrinhos !! Então, se você quer ler a obra na íntegra, dê uma olhada na listagem abaixo. Procure na biblioteca da escola ou nas bibliotecas públicas do seu bairro a versão que mais lhe interessar. Garanto que você vai gostar muito !!


A Ilíada e a Guerra de Troia
Autor: Silvana Salerno - Editora DCL Difusão Cultural
 


Há 2.000 anos, um poeta descreveu o final da Guerra de Tróia e a vida do seu povo com tanta força e criatividade que o seu poema se tornou um dos livros mais lidos e recontados de todos os tempos. A relação entre os deuses e os homens revela com sabedoria os sentimentos, as ações e as reações das pessoas. O primeiro clássico da literatura ocidental - aquele gênero que nos leva a viajar, e a sentir o que as personagens vivem e sentem - foi recontado em A Ilíada e a Guerra de Tróia por Silvana Salerno e ilustrado por Cláudia Scatamacchia.
 
 
 
Ilíada: A Guerra de Tróia
Autor: Menelaos Stephanides - Editora Odysseus
 
Quem nunca ouviu falar na Guerra de Tróia? Essa história é até hoje muito conhecida pois tem como principal fonte um clássico da literatura universal: a Ilíada, de Homero. No entanto, a história da Guerra de Tróia não se restringe ao conteúdo da Ilíada. Na verdade, nesta grande obra não constam, por exemplo, os eventos que levaram à guerra, ou o episódio do cavalo de madeira.
Neste volume, Stephanides adicionou à Ilíada outras fontes que narram a história, incluindo outros fatos de grande importância para o entendimento do mito. O livro de Menelaos Stephanides conta, pela primeira vez em língua portuguesa, toda a história da guerra, num panorama completo e pormenorizado desse triste e belo mito.
 
 
Ruth Rocha conta a Ilíada -  Série Clássicos
Autora: Ruth Rocha - Editora Salamandra
 

Lendas e histórias que foram acrescentadas com maestria por Ruth Rocha neste clássico universal que é Iliíada, de Homero. A história começa no fim da guerra de Tróia, que durou quase dez anos e gira em torno de uma mulher: Helena.
Sua beleza suscitou uma guerra, a de Troia, que envolveu reis, príncipes gregos, milhares de soldados e navios. Amizade, honra e muitos outros temas abstratos fazem parte da história, compondo um belo painel da alma humana, fazendo de Ilíada uma das mais importantes obras da literatura mundial.
 
 
 
 
A Ilíada em quadrinhos
Adaptação: Walter Vetillo
Ilustração: Eduardo Vetillo – Editora Cortez
 
 
Há muito tempo a magia da obra de Homero é inspiração para filmes, peças teatrais e romances. Igualmente, nasceu a proposta de trazê-la na linguagem dos quadrinhos, aproximando-a do jovem leitor. Misturando o amor e a estratégia, em um ambiente em que a guerra era tão comum quanto as paixões. A história fala sobre coragem e honra, sobre força e inteligência, convidando a refletir sobre quem somos e como agimos até hoje.
 
 
  
A Ilíada e a Odisséia em quadrinhos
Autor e ilustrador: Marcia Williams – Editora Ática
 
A Ilíada conta a história da guerra entre gregos e troianos: o amor entre Helena e Páris, o combate mortal entre Aquiles e Heitor, o Cavalo de Tróia...
A Odisséia descreve a perigosa viagem de Ulisses de volta para casa: sua luta contra o ciclope Polifemo, as terríveis Sereias, o pavoroso monstro Cila...
Essas duas grandes histórias do poeta grego Homero, recontadas nos quadrinhos de Marcia Williams, são aventuras emocionantes - repletas de heróis poderosos e monstros espetaculares!




Boa leitura !!!

sábado, 25 de agosto de 2012

A Ilíada


Nossas últimas aulas estiveram voltadas para o estudo das obras do poeta Homero, a Ilíada e a Odisséia. Vamos então comentar algumas coisas sobre a Guerra de Tróia, tema da obra a Ilíada.

Como já vimos, a Ilíada de Homero relata apenas os acontecimentos num espaço de cerca de cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos e trata da ira de  Aquiles, o maior herói grego. A ira é causada por uma disputa entre Aquiles e Agamenon, rei de Micenas que comandava o exército grego em Tróia. O relato de Homero termina com a morte do herói troiano Heitor e seu funeral.
 
A história da guerra não é contada na íntegra e como Homero faz várias referências a mitos e acontecimentos que os gregos conheciam, faz-se necessário conhecer um pouco da mitologia grega acerca da guerra para entender a obra.


A queda de Tróia - por Johann George Trautmann (1713-1779). Da coleção dos grãos-duques de Baden, Karlshrue. Fonte: www.wikpedia.org

Segundo a tradição grega, a guerra entre gregos e troianos teve como motivo o rapto de Helena, rainha de Esparta e esposa do rei Menelau, por Páris, príncipe troiano filho do rei Príamo. O general Agamenon, rei de Micenas e irmão de Menelau, organizou a expedição de ataque aos troianos. Os gregos venceram a guerra dez anos depois devido a uma estratégia desenvolvida por Odisseu, rei de Ítaca e também um herói da Guerra de Tróia. Fingindo terem desistido da guerra, os gregos embarcaram em seus navios, deixando na praia um enorme cavalo de madeira, que os troianos decidiram levar para o interior de sua cidade, como símbolo de sua vitória. À noite, quando todos dormiam, os soldados gregos, que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo, saíram e abriram os portões para que todo o exército (cujos navios haviam retornado, secretamente, à praia), invadisse a cidade. Apanhados de surpresa, os troianos foram vencidos e a cidade incendiada. As mulheres (inclusive a rainha Hécuba, a princesa Cassandra e Andrômaca, viúva de Heitor) foram escravizadas. O rei Príamo e a maioria dos homens foram mortos. 
 
Para conhecer melhor os antecedentes da Guerra, os personagens, deuses, heróis e o que aconteceu depois da morte de Heitor, vocês podem acessar o site indicado abaixo. Além de informações sobre a Guerra de Tróia, vocês encontrarão muitas informações sobre a mitologia grega em geral.



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga


Como já falamos no post anterior, a Grécia deixou para o mundo ocidental um dos mais expressivos legados culturais. Um deles foi os Jogos Olímpicos, realizados atualmente de quatro em quatro anos, e que reúne atletas de diversos países e modalidades esportivas.

Os Jogos Olímpicos antigos faziam parte de um conjunto de eventos esportivos e religiosos que aconteciam na Grécia e eram assistidos por um público vindo de todas as cidades-estados que formavam o mundo grego. Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida “paz olímpica” servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.


Os gregos antigos davam muita importância ao corpo e as práticas esportivas surgiram como uma forma dos jovens e soldados desenvolverem suas capacidades físicas. Para os gregos a posse de um belo corpo físico fazia parte da busca pela perfeição, que se completava com as qualidades intelectuais.

                                                         
Os jogos eram realizados em homenagem a Zeus, o maior dos deuses gregos, e ocorriam no santuário de Olímpia. As provas se dividiam em competições de força e agilidade. Como prêmio o vencedor recebia uma coroa de folha de oliveira. Mais importante do que o prêmio material, a vitória concedia ao atleta alta honra não só para si como também para sua família e sua cidade. 


A presença das mulheres era vedada durante os jogos, tanto na plateia como nas provas. Mas elas também tinham seu evento esportivo, os Heraia ou Jogos Heranos, em homenagem à deusa Hera, esposa de Zeus. Os jogos consistiam em provas de corrida a pé e terminavam com sacrifícios, procissão e festas.

Deusa Hera, esposa de Zeus


Você pode saber mais sobre as Olímpiadas na Grécia Antiga navegando nesse site:
Também pode conhecer um pouco mais sobre as modalidades esportivas das Olímpiadas da Antiguidade e como se dava a preparação dos atletas assistindo esse vídeo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Grécia Antiga


Estamos de volta após alguns dias de descanso.

Neste 3º bimestre o tema das nossas aulas será a Grécia Antiga. A importância de se conhecer a Grécia da Antiguidade, isto é, a sociedade grega que se desenvolveu entre 2000 a.C. e 500 a.C.,  é que a herança de sua cultura atravessou os séculos, chegando até os nossos dias. Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro, enfim, de muitas idéias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.

 Falamos em Grécia Antiga porque não devemos confundir a Antiguidade grega com o país Grécia que existe hoje. Como vimos nas aulas iniciais, a Grécia antiga não formava uma nação única, mas era composta de várias cidades que tinham suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas. E apesar dessas diferenças, os gregos tinham uma só língua, que mesmo com seus dialetos, podia ser entendida pelos povos das várias regiões que formavam a Grécia. Esses povos tinham também a mesma crença religiosa e compartilhavam diversos valores culturais.

 A Grécia atual


A Grécia Antiga

Espero que vocês gostem dos conteúdos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do bimestre. Aqui no blog vocês poderão encontrar material extra e poderão acompanhar os trabalhos produzidos por todas as turmas do 6º ano durante o bimestre.

Sejam novamente bem vindos !!

Professora Patrícia